Quatro Poderes e Totem lançam série Rapsódia

02/02/2019 - Rapsódia, composição livre que obedece características especiais ou clássicas, uma justaposição, de escassa unidade formal de melodias populares e de temas conhecidos, extraídos com frequência de óperas e operetas.

As rapsódias caracterizam-se por terem apenas um movimento, mas podendo integrar fortes variações de tema, intensidade, tonalidade, sem necessidade de seguir uma estrutura pré-definida. A sua forma consegue ser mais livre que as variações, uma vez que não há necessidade de repetir os temas, podem-se criar novos ao sabor da inspiração.


Inspirados em uma Rapsódia clássica, a Quatro Poderes do cervejeiro Marcelo Naves e a Totem, do cervejeiro Gustavo Calasans, lançam a série Rapsódia que busca obedecer estilos clássicos e ao mesmo tempo criar novos sabores.


A Rapsódia #1 é uma Bohemian Pilsner da Quatro Poderes baseada na receita original da República Tcheca e traz os aromas florais dos lúpulos da região e um amargor marcante, bem diferentes das cervejas industriais comuns que até recentemente se denominavam como Pilsen.

Segundo o cervejeiro da Quatro Poderes, Marcelo Naves, “reproduzir estilos clássicos como esta Bohemian Pilsner e como a Weiss que lançamos em outubro, é um desafio tão grande quanto experimentar com frutas do cerrado, como foram a Saison Cagaita e a Session IPA Pérola do Cerrado, nossos primeiros rótulos e que foram premiados no Concurso Brasileiro de Cerveja 2018 em Blumenau e na I Copa Cerveja Brasil da Abracerva, realizada em outubro em Brasília, respectivamente”.


Já a Totem trouxe das panelinhas para a Rapsódia #2 a sua Shaman, receita da clássica Porter inglesa que marca presença com seus tons fortes e de perfil torrado incorporando sabores como o do café e do chocolate para criar um espetáculo imperdível. Para o cervejeiro Gustavo Calasans, “estrear no mercado com um estilo clássico que tem sido pouco explorado pelas cervejarias artesanais mostra que ainda existem muitas possibilidades a se explorar no mercado das cervejas artesanais”.


A Rapsódia #3 é a Black & Tan, que assim como a união harmônica de diversos ritmos em uma rapsódia, traz para as torneiras e garrafas o tradicional drink à base de cerveja do Reino Unido, fazendo a combinação perfeita entre o ritmo intenso da Porter da Cervejaria Totem e as notas suaves da Bohemian Pilsen da Quatro Poderes.

Nos bares os apreciadores poderão degustar as duas cervejas separadamente e o blend feito direto nas torneiras. Em garrafas a Black & Tan já virá pronta para saborear do jeito certo.


Para maiores informações e locais disponíveis, entre em contato com cervejaria4poderes@gmail.com ou (61) 99267-2003

© 2018 por Quatro Poderes Cervejas Artesanais

Cervejaria Quatro Poderes 2018
CNPJ 35.701.171/0001-22